Exigências educacionais contemporâneas e novas atitudes docentes

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Não fazer uso da tecnologia dentro da sala de aula é uma incoerência ... já parou para pensar sobre isso?


 
Terá chegado o tempo em que não seriam mais necessários os professores? Se ainda forem úteis, serão capazes de competir com os mais poderosos na motivação dos estudantes do que a sala de aula? As próprias escolas irão desaparecer, substituídas por centros de informática ou centrais de tele educação e multimídia?
                     São perguntas embaraçosas que confundem a cabeça das pessoas. Muitos professores temem perder o emprego, outros se apavoram quando são pressionados a lidar com equipamentos eletrônicos. É verdade que o mundo contemporâneo está marcado pelos avanços na comunicação e na informática e por ouras tantas transformações tecnológicas e científicas. Na vida cotidiana, a população vai precisando se habituar a digitar teclas, ler mensagens no monitor, atender instruções eletrônicas. Cresce o poder dos meios de comunicação, especialmente a televisão, que passa a exercer um domínio cada vez mais forte sobre crianças e jovens, interferindo nos valores e atitudes, no desenvolvimento de habilidades sensoriais e cognitivas, no provimento de informação mais rápida e eficiente.
Como se pode perceber, as mudanças são consideráveis e afetam não apenas a sociedade de um modo geral, como a nossa vida cotidiana. Para serem enfrentados os desafios do avanço acelerado da ciência e da tecnologia, é preciso um maciço investimento na educação escolar. É preciso reconhecer a urgência da elevação do nível científico, cultural e técnico da população, para o que se torna inadiável a universalização da escolarização básica de qualidade.


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